Fraturas: como devo proceder nos primeiros socorros?

O esqueleto humano é a estrutura responsável por toda a sustentação do corpo, assim como pela proteção dos órgãos internos. No entanto, essa estrutura pode sofrer com as fraturas, que ocorrem quando há um rompimento ou quebra dos ossos.

Nesses casos, quando há a fratura, é importante que alguns cuidados sejam realizados nos primeiros socorros, visando evitar que lesão se agrave ou gere problemas ainda maiores.

Então, confira a seguir os passos mais importantes dos primeiros socorros em casos de fraturas. Boa leitura!

Deixar a área da fratura livre de pressões

É importante que a área que sofreu a fratura não sofra complicações ainda maiores, deixando a região completamente livre e exposta. Dessa forma, caso a pessoa ferida esteja com roupas que pressionem a lesão, elas deve ser retiradas ou mesmo cortadas para que haja um alívio da pressão no local.

Mantenha o membro fraturado imóvel

Um dos cuidados mais importantes nos primeiros socorros é jamais movimentar o local fraturado, que deve ser mantido completamente imóvel. Isso é importante pois a movimentação do osso poderia causar outros problemas como sangramentos ou cortes causados por ele ou por seus fragmentos.

Não tente jamais reposicionar o osso fraturado

É fundamental que nos primeiros socorros, não se tente, em hipótese alguma, realizar o reposicionamento do osso fraturado. Assim como é importante manter o osso fraturado imóvel, é preciso evitar que haja complicações como cortes, ferimentos ou sangramentos causados pela movimentação dos ossos.

Em casos de fratura exposta, cubra o ferimento

A fratura exposta se caracteriza pelo rompimento da pele pelo osso fraturado, fazendo com que este fique exposto para o lado de fora do corpo. Nesses casos, é importante que se cubra o ferimento com gaze ou com um pano limpo, evitando assim que aconteçam complicações como hemorragia ou infecções causadas pela introdução de bactérias no local da fratura.

Informe-se sobre possíveis alergias a medicamentos da pessoa ferida

É importante saber as principais informações sobre a pessoa ferida, em especial possíveis alergias a medicamentos. Assim, será possível informar corretamente aos médicos responsáveis posteriormente sobre tais alergias. Em alguns casos, quando o socorro é demorado, pode-se oferecer algum medicamento para amenizar a dor da fratura até que chegue o socorro apropriado.

Chame a ambulância ou leve o ferido até o hospital mais próximo

Após os primeiros cuidados prestados para a pessoa que sofre com a fratura, é fundamental que se garanta o atendimento médico especializado. Assim, após realizar os primeiros procedimentos para evitar complicações, chame uma ambulância ou transporte a pessoa ferida até o hospital mais próximo. Nesse transporte, é importante que o membro fraturado fique imóvel e elevado, para que não haja hemorragia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

 

Comentários
Núcleo de Saúde Integrativa

Posted by Núcleo de Saúde Integrativa