8 benefícios do pilates para o corpo

Como sabemos, atividade física é fundamental para a manutenção do bem-estar físico e mental, para o pleno funcionamento de nosso organismo e para que possamos driblar inúmeros problemas do cotidiano, como o estresse e a ansiedade.15

Este artigo falará um pouco sobre os benefícios que a prática do pilates pode trazer aos seus praticantes. Se você está em busca de um exercício que é, ao mesmo tempo, eficaz e respeitoso para com as limitações de cada corpo, não pode deixar de ler este texto. Confira!

1. Aumento da concentração

Uma vez que os exercícios são feitos com finalidades específicas e exigem do aluno uma determinada postura, aliada a controle e precisão, a tendência é que, com o passar dos dias, as pessoas comecem a levar esse estado de atenção para outras áreas de suas vidas.

Assim, quem pratica essa atividade consegue ficar focado por mais tempo e pode perceber benefícios também na área profissional;

2. Aumento da resistência física e da força, além de tonificação muscular

Embora respeitem idade, estado e limitações individuais, os exercícios dessa técnica promovem intensa movimentação muscular, além de auxiliarem no fortalecimento das articulações.

3. Aumento do relaxamento

Essa não é uma prática “afobada”, por assim dizer. Embora exija grande entrega, força e foco por parte do aluno, o pilates não promove estados de euforia intensa, como é o caso de atividades físicas como lutas ou treinamento funcional. Assim, é útil para quem precisa sair da frequência cotidiana.

4. Ajuda no controle do peso

Sozinho, ele não é capaz de promover grandes modificações no peso corporal, é verdade, mas aliado a uma boa dieta e alguns exercícios aeróbicos, o pilates pode auxiliar os que querem perder peso. Se o objetivo é apenas manter a forma, ele ajuda bastante e ainda promove tonificação dos músculos dos braços, pernas e abdômen.

5. Corrige vícios posturais e elimina dores

Após algumas aulas, é comum que alunos que sentiram dores nas costas e na região do pescoço percebam melhora significativa. Para além disso, a prática regular do pilates ajuda a corrigir vícios de postura e ensina novas maneiras de se relacionar com o corpo e com o espaço.

6. Expande a consciência corporal

Esse é um benefício de todas as atividades físicas, mas esta técnica é particularmente boa. Por explorar posições e possibilidades do corpo, ela permite que o indivíduo entenda melhor o que sente, consiga se desafiar aos poucos e, com o tempo, supere as suas próprias percepções acerca do que é capaz de fazer.

7. Melhora a respiração

Os exercícios são voltados para a percepção do corpo, como já comentamos, e isso inclui também compreender qual é o papel da respiração na rotina de exercícios.

8. Trabalha o equilíbrio

Algumas posições exigem que as pessoas mantenham-se alinhadas com o seu centro, que sustentem o corpo em determinado ângulo ou que posicionem os braços em uma direção específica. Após algumas aulas, as noções espaciais dos alunos melhoram significativamente, assim como o equilíbrio.

Todos esses benefícios podem ser comprovados depois de algumas semanas de aula. Além de ser bastante inclusiva, essa atividade é capaz de prover resultados de forma bastante rápida.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

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