posturologia

O que é e como funciona a posturologia?

Você sabia que muitas das dores no corpo podem ser tratadas com mudanças na postura? Mudar os estados corporais não é tarefa fácil, porém, existe uma especialidade que se dedica exclusivamente ao estudo dos impactos da postura para a saúde e sobre os meios de se adaptar a diferentes posições: a posturologia.

Conheça esta especialidade no texto, a seguir.

O que é posturologia?

Desenvolvida pelo cirurgião ortopedista francês Bernard Bricot, a posturologia visa compreender a relação entre a postura e determinadas doenças crônicas. Para isso, a posturologia estuda o sistema tônico postural pela análise de cinco captores: olhos, pés, ouvido interno, propriocepção e viscerocepção.

Esses receptores sensoriais, quando desregulados, geram perturbações estáticas e dinâmicas. Ou seja, o que chamamos de desequilíbrios posturais. Tais distúrbios contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas, como dores ciáticas, artrose na coluna vertebral, bursites, dores nos pés, tendinites, cefaleias, vertigens e diversas outras patologias.

Os principais objetivos desta especialidade são a análise dos desequilíbrios posturais, além da avaliação das diferentes entradas sensoriais e correções necessárias.

Como é o diagnóstico na posturologia?

Ao olhar para os olhos, dentes, pele e pés, é possível diagnosticar alterações posturais responsáveis por desequilíbrios no corpo. Por exemplo, nos olhos é possível verificar que um pequeno desequilíbrio pode causar grandes consequências na cabeça, até os pés. Esses captores citados normalmente são os que se desregulam com maior facilidade.

Os pés acabam se adequando aos desequilíbrios posturais, porém, essa adaptação traz diversos problemas ao corpo, como cifoses, hiperlordoses, escolioses, bloqueio da cervical e do quadril, dentre outros distúrbios. Elas provém de assimetrias das cadeias musculares, desenvolvidas pelas rotações e inclinações, que prejudicam o corpo.  

Com o diagnóstico da posturologia, é possível identificar as causas dos sintomas relatados pelo paciente, além de traçar planos terapêuticos para as alterações.

Como é o tratamento?

Cada caso exige um tratamento específico.Para o captor dos pés, normalmente, é receitada ao paciente uma palmilha especial, desenvolvida de forma personalizada. Um microprocessador com pequenos relevos corrigem as cadeias musculares dos pés.

A palmilha trabalha de maneira muito simples, com a retropropulsão e propulsão dos ombros. Assim, a postura vai sendo corrigida.

Já no captor dos olhos, existem três técnicas que podem ser utilizadas de maneira separada ou complementar. Uma delas envolve o uso de magnetismo para alterar a tensão do músculo ocular. O outro método consiste no uso de colírio, que dará acomodação aos olhos. Por último, a correção dos músculos oculares, com o uso de exercícios específicos.

O equilíbrio facial também pode ser corrigido com a posturologia, em parceria com odontologistas.

Cada caso tem seu próprio tempo de ação pela posturologia para que os resultados sejam alcançados. Normalmente, o tratamento varia entre 12 a 18 meses.

Procure um fisioterapeuta experiente e qualificado em posturologia, para te ajudar no tratamento de dores causadas pela má postura.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Comentários
Núcleo de Saúde Integrativa

Posted by Núcleo de Saúde Integrativa